10 Habilidades e competências que valorizam o currículo

Na hora de procurar um emprego, existem muitas questões as quais deverão ser analisadas. Uma delas é como adequar de forma correta às competências que valoriza o currículo, o qual a empresa procura.

Um dos objetivos do currículo é analisar principalmente as habilidades e competências as quais são exigidas pela vaga disponível. Como o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, é necessário ter um diferencial e apresentar vantagens em relação aos demais.

Deve ser feito um bom resumo com essas qualificações, para destaca-las. Só não vale mentir! Na entrevista isso pode lhe trazer complicações, fazendo até com que você perca a vaga ofertada.

 

Importância de desenvolver um bom currículo

Quem não gostaria de entrar naquela empresa dos sonhos, não é verdade? Para isso na hora de montar o seu currículo, é necessário evidenciar as competências que valorizam o currículo.

Um bom currículo deve ter informações precisas, não adianta ter informações só para deixa-lo extenso. As informações devem ser descritas mediante ao cargo desejado, é através dele que os recrutadores poderão chama-los para uma possível entrevista.

Seja breve e preciso em relação aos itens que serão descritos ao currículo, se as informações estiverem de acordo com as exigências da vaga, possivelmente você será chamado para entrevista.

 

Competências que valorizam o currículo

Na hora de montar o currículo para apresentar a empresa, ou até mesmo se cadastrar em sites, coloque as competências em evidências, isso fara que a empresa selecione seu currículo, de acordo com interesse para determinada vaga.

Mas afinal, quais seriam essas competências que valorizam o currículo que são tão procuradas? Abaixo iremos citar algumas nas quais serão importantes para auxilia-los:

  • Habilidades Analíticas: O candidato com essas características no currículo, são capazes de analisar de forma crítica os assuntos relacionados ao trabalho, geralmente possuem mais criatividade e são aptos para descobrir coisas novas.
  • Comunicação: Atualmente as empresas priorizam muito essas competências que valorizam o currículo.A capacidade de se comunicar bem faz com que saibamos conversar de forma efetiva com os outros funcionários e clientes.
  • Interpessoais: Essa habilidade normalmente é muito perceptível durante uma entrevista de emprego.

Por isso, é aconselhável que o candidato fique preparado de forma confortável para que se saia bem na hora da entrevista. É neste momento que os recrutadores conseguem percebem algumas habilidades através do comportamento do candidato.

  • Liderança: É a habilidade considerada a mais valiosa a ser demonstrada em um currículo. As empresas costumam procurar funcionários que tenham habilidades de motivar e interagir com colegas de trabalho e gerentes desenvolvendo grande potencial na equipe.
  • Ética profissional: A ética cabe em qualquer lugar não é verdade? É necessário agir de modo transparente perante aos problemas que acontecem ao nosso redor.
  • Equilíbrio emocional: É avaliado a forma que o candidato se sobressai em trabalhar sob pressão. Poderão ser avaliadas até aonde irá a resistência, frustação e até mesmo a maturidade do candidato.
  • Flexibilidade: Você entra na empresa para fazer determinado horário, e talvez por algum motivo considerável haja mudanças. Com isso o candidato para ficar no emprego terá que se adaptar a essas mudanças e obedecer às regras impostas.
  • Negociação: Esse quesito são uma das competências que valorizam o currículo, o funcionário ter que estar convicto que irá resolver problemas de forma clara e objetiva, principalmente relacionados a conflitos.
  • Multitarefas: As empresas o contratam para determinado cargo, porém devido à quantidade de tarefas você acaba desenvolvendo outros papéis.

No entanto, é necessário ter muita dedicação e planejamento para manter tudo sobre controle conforme solicitado.

De acordo com essas informações de competências que valorizam o currículo, é que as empresas procuram em algum funcionário para encaixar em vagas oferecidas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp