10 passos para aliviar o estresse de procurar emprego

Ficar batendo de porta em porta para procurar um emprego não é uma das melhores tarefas a serem feitas.

Com a crise econômica que o Brasil está enfrentando, até as empresas estão cortando gastos, resultando em um número considerável de pessoas desempregadas.

E ficar sem aquele salário no final do mês é desgastante, afinal as contas nunca param de chegar, e com isso começa a haver muita ansiedade e tensão, gerando muito estresse.

Assim, disponibilizaremos alguns passos importantes que vão ajudar a forma correta de procurar emprego e ser contratado.

 

Conheça 10 passos para aliviar o estresse de procurar emprego

1 – Entenda o que você quer;

Sabemos que o desemprego causa desespero em qualquer um e não adianta sair candidatando para qualquer vaga, que isso não resolverá problema algum. Somente saia para procurar emprego, aquele que condiz com seu perfil.

Eu procuro emprego a meses e sempre busco aqueles cargos que você tem competência para assumir, e que poderão satisfazer os seus desejos. E se não der certo, novas oportunidades irão surgir, o importante é que faça o que gosta. Afinal funcionário insatisfeito não agrega nenhum valor para a empresa.

 

2 – Aprofunde a pesquisa;

Ficar somente na zona de conforto não chegará a lugar algum! Procure saber mais sobre empresas desconhecidas, talvez nela contenha informações que se adequam ao seu perfil.

 

3 – Definir metas;

O desespero por muita das vezes chega a tomar conta da nossa vida, que queremos arrumar uma solução do dia para a noite.

Queremos sair correndo para procurar emprego e se candidatar para a primeira vaga que surgir. Para não correr esse risco, e tomar decisões precipitadas, são necessários traçarmos metas diárias, o que nos ajudará a ter planejamento e foco no que será desejado.

 

4 – Tarefas agrupadas;

Comece a se concentrar mais no que está fazendo. Muitas das vezes saímos para resolver as coisas, e quando chegamos lembramos que poderíamos ter resolvido bem mais.

Isso acontece constantemente em nossa vida, e para procurar emprego não seria diferente. Quando for entregar currículo como, por exemplo, ou até mesmo fazer algum cadastramento, separe o que for semelhante e faça de uma vez, isso os poupará de perder tempo evitando ter estresses desnecessários.

 

5 – Procurem pessoas que possam ajudar;

Quem não conhece o famoso QI (quem indica), atualmente as empresas ficam com receio de contratar pessoas desconhecidas para trabalhar. Assim é indicado quando sair para procurar emprego, conversar com pessoas que já estão atuando no ramo do seu interesse, isso o ajudará bastante.

 

6 – Leitura:

Pode parecer estranho, mais a leitura sobre planos de carreiras o ajudará a controlar a ansiedade, relaxar a mente e absorver um montão de dicas úteis.

 

7 – Tire um tempo para você;

É importante não deixar que procurar emprego consuma todo tempo de sua vida. Fazer algo que gosta, sair com amigos, ir a caminhada, lhe dará mais confiança, e ver que não é só um bom emprego que define a sua vida.

 

8 – Escreva as inseguranças;

Talvez a quantidade de palavras negativas recebidas ao procurar emprego, nos mostrem inferiores dando muita insegurança, é importante desabafa-las para não afetar a sua vida.

 

9 – Você não está sozinho;

As coisas estão difíceis para todos os cantos, não é só você que está em busca de um emprego, existe inúmeras pessoas que estão passando pela mesma situação.

 

10 – Tenha persistência;

Esse é um passo de extrema importância, não é por que teve aquela resposta negativa em relação a um emprego que jogará tudo pelos altos. Na vida existem esses prós e contras, é necessária muita maturidade para não desistir.

Assim, podemos perceber que seguindo esses passos, você dificilmente passará por situações de estresse indesejáveis quando for procurar emprego.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp