5 passos para voltar ao mercado de trabalho

Voltar ao mercado de trabalho, pode não ser algo tão simples, levando em consideração a grande crise econômica que o Brasil tem passado nos últimos anos, que resultou em um grande índice de desemprego para diversas classes trabalhistas.

Os motivos para uma pessoa ficar afastada do mercado de trabalho, podem ser inúmeros, como um problema pessoal, ter parado de trabalhar para estudar, para ter filhos, ou simplesmente por não ter conseguido uma recolocação.

Para que se possa voltar ao mercado de trabalho, é muito importante seguir alguns passos, que poderão ser determinantes para que você se sobressaia diante dos seus concorrentes para ocupar determinadas vagas.

Conheça 5 passos que te ajudarão a voltar ao mercado de trabalho

1 – Reative a rede de contatos;

O primeiro passo a ser feito para as pessoas que desejam voltar ao mercado de trabalho, sem dúvidas é reativar a sua rede contados. A rede de contatos, poderá te indicar para diversas oportunidades de trabalho. As pessoas que já trabalharam com você podem dizer sobre as suas competências, por exemplo.

Por isso, quanto mais contatos você tiver, mais fácil será para que você possa ser indicado para vagas de emprego que atendam ao seu perfil.

2 – Tenha um bom currículo;

O currículo é a sua carta de apresentação para uma empresa, por isso, ele deve ser bem feito, contendo as suas principais habilidades, mostrando como você pode ser importante para aquela empresa, e como você é o candidato mais indicado para ocupar a vaga pretendida.

É através do seu currículo que os recrutadores vão te chamar ou não para participar dos processos seletivos. Então, faça um currículo que te “venda” da melhor maneira possível, mostrando como foi a sua jornada de trabalho até aqui, destacando os seus principais resultados.

3 – Invista nas mídias sociais profissionais;

Tendo um bom currículo, é a vez de divulga-lo, para que você possa voltar ao mercado de trabalho. Para isso, existem muitas maneiras. Você pode cadastrar o seu currículo diretamente nos sites das empresas que você sonha em trabalhar, assim como em sites específicos de vagas de emprego.

Outra opção que vem sendo cada vez mais usada, tanto pelos candidatos ás vagas, como também pelas empresas, são as mídias sociais profissionais. Por isso, mantenha as suas mídias atualizadas, e esteja sempre de olho nas oportunidades de emprego que são publicadas nelas.

4 – Esteja atualizado;

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é muito importante estra sempre se atualizando, com cursos e novos conhecimentos. Hoje em dia, para ocupar muitos cargos, ter apenas um curso superior não é o bastante.

Então, invista o seu tempo em novos cursos, pós graduação, especializações, entre outros.

Além disso, é muito importante também que você esteja antenado no que tem acontecido ao redor do mundo. Conhecimentos gerais também são um diferencial para a as empresas que estão em busca dos melhores candidatos para ocupar as suas vagas.

5 – Persistência;

Por fim, a persistência também um diferencial para que se possa voltar ao mercado de trabalho. Provavelmente você vai ouvir muitos “não”, mas isso não deve ser um motivo para você deixar de procurar o seu emprego.

S pessoas persistentes, que não desistem diante dos obstáculos, são aquelas que possuam as melhores condições para serem bem sucedidos em diversas áreas da sua vida, principalmente com relação a sua carreira profissional.

Sendo assim, foi possível conhecer os 5 passos que te ajudarão a voltar ao mercado de trabalho, para que enfiam você possa se desenvolver, tendo uma carreira de sucesso, contribuindo também para o crescimento da empresa pela qual for contratado.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp