Cuidados na hora de contratar o seguro de carro: descubra como se proteger

A contratação do seguro de carro é importante, mas é fundamental fazer isso com segurança. Nem todos os seguros do mercado são interessantes, de modo que o cliente deve fazer uma pesquisa séria e comprometida.

Nesse guia vamos falar sobre os principais cuidados na hora de contratar um seguro. Dessa forma você poderá escolher o melhor produto do mercado, com qualidade, preço justo e condições e vantagens especiais.

Procure por seguradores confiáveis

O primeiro cuidado na hora de contratar um seguro de carro é escolher a seguradora certa. Basta uma rápida pesquisa no Google para descobrir que existem dezenas de empresas atuando nesse segmento.

No entanto, nem todas são recomendadas, por não entregarem qualidade, confiabilidade, bons preços e segurança aos seus clientes. Dessa forma, existem algumas seguradoras que devem ser automaticamente evitadas.

Afinal de contas, você não quer correr o risco de investir o seu dinheiro em uma seguradora que não te pagará a indenização quando você mais precisar. Muito pelo contrário, os clientes buscam seguradoras que sejam comprometidas.

Pesquise os preços

Outro cuidado importante ao contratar um seguro é pesquisar os preços. Vamos supor que você encontre dez seguradoras diferentes, todas com ótimas avaliações e recomendações.

É muito difícil que os preços praticados por elas sejam iguais. Na verdade, podem existir muitas discrepâncias, com valores muito baixos e valores muito altos. Tudo vai depender da empresa, das coberturas e condições.

Assim, ao buscar pelo seguro de carro você encontrará opções para todos os bolsos e orçamentos. No entanto, a qualidade de um seguro não depende apenas do seu preço, sendo esse apenas um elemento que deve ser considerado.

Os seguros mais baratos podem ocultar indenizações pequenas ou apenas parciais. Ao mesmo tempo, nem todos os seguros caros oferecem vantagens que compensem o custo final.

Analise todas as coberturas do seu seguro de carro

Uma das partes mais importantes do seguro de carro são as coberturas. Geralmente elas se separam em coberturas básicas, inclusas no pacote padrão, e coberturas adicionais, que podem ser contratadas separadamente.

As melhores seguradoras são aquelas que contam com um portfolio completo de opções para os seus clientes. Assim, você poderá contratar o pacote original ou complementar o seu seguro, de acordo com as suas necessidades e possibilidade.

No entanto, vale a pena levar em consideração que as coberturas adicionais fazem com que o seguro fique mais caro. Dessa forma, especialistas recomendam priorizar as coberturas que fazem mais sentido de acordo com a sua realidade.

Como as coberturas podem variar de seguradora para seguradora, é fundamental analisar todos os pontos cobertos antes de fechar o contrato. Dessa forma você consegue evitar surpresas e inconvenientes.

Considere as coberturas que não estão cobertas

Além de analisar todas as coberturas presentes no seguro de carro, vale a pena verificar quais não estão abarcadas, especialmente no plano padrão. Muitas seguradoras oferecem preços baixos, mas deixam muitas coberturas de fora.

Se você perceber que o plano oferecido não inclui alguma cobertura que você deseja, pesquise junto a seguradora se existe a opção de contratar a cobertura adicional, pagando um pouco mais por isso.

Verifique a questão da franquia

Um dos termos mais comuns quando falamos do seguro de carro é a franquia. A franquia é o valor que é pago pelo segurado, quando acontece algum sinistro. Para muitas indenizações, a seguradora paga a maior parte e o cliente para uma parte menor.

A franquia pode ser definida em um valor fixo ou com base em uma porcentagem. Dessa forma, quando o carro precisa de reparos, por exemplo, o dono deve contribuir com o valor da franquia.

Vamos imaginar, por exemplo, que o veículo precise de um reparo que custa R$ mil e a franquia para esse caso seja de R$500,00. Dessa forma, esse será o valor que será desembolsado pelo cliente.

Leia o contrato do seguro de carro

O contrato do seguro de carro é o documento que estabelece todas as regras. Ele determina o valor da indenização, as condições para o recebimento dos valores, as coberturas que estão incluídas, o valor do prêmio e muito mais.

Por isso mesmo, é crucial analisar os mínimos detalhes – especialmente as letras pequenas do contrato. Caso contrário você pode acabar contratando um produto que não condiz com as suas expectativas.

As melhores seguradoras oferecem aos seus clientes contratos transparentes, de fácil leitura e compreensão. Elas não escondem nenhuma regra abusiva nas letras pequenas.

Já as seguradoras menos confiáveis, no entanto, criam cláusulas muito complexas ou de difícil compreensão, justamente para evitar suas obrigações. Fique de olho nesses aspectos, para saber exatamente o que você está contratando.

Confira se existem benefícios exclusivos

Para atrair mais clientes, muitas empresas de seguros oferecem benefícios exclusivos. Exemplo disso são os planos que incluem assistência 24 horas, carro extra em situações especiais, reboque e manutenção na residência.

São planos completos, que vão muito além do básico. Com seguros assim, os clientes podem rodar com ainda mais tranquilidade. Nem sempre esses benefícios implicam em um valor maior para o seguro.

Pesquise por opiniões sobre a seguradora

Lembra quando falamos sobre a importância de escolher seguradoras confiáveis para contratar o seguro de carro? Uma das melhores formas de conhecer melhor uma empresa é buscando por opiniões de clientes anteriores.

Faça uma busca na internet, através de páginas como Facebook, Instagram, Reclame Aqui e similares, para saber como a empresa se relaciona com os seus clientes. Empresas de qualidade geralmente possuem boas recomendações.

Conclusão

Acima mostramos as principais dicas para escolher um seguro de carro de qualidade. Como você pode ver, existem diversos procedimentos que podem ser usados para analisar as diversas opções existentes no mercado.

O seguro automotivo é um investimento, que deve ser feito com responsabilidade. Na hora de contratar, vale a pena observar todos os detalhes, para ter a certeza de que todas as suas necessidades serão verdadeiramente satisfeitas.

Faça agora mesmo uma busca para encontrar o melhor seguro de carro de acordo com as suas necessidades. Assim você poderá contratar o seguro com condições e preços competitivos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp