Entenda como seu currículo chega às melhores empresas

A busca pela recolocação no mercado de trabalho tem crescido a cada mais. E uma pergunta frequente entre as pessoas que estão em busca do sonhado emprego é, como meu currículo chega às empresas?

O grande desemprego que estamos vivendo nos dias atuais está relacionado a crise econômica do país. Como forma de economizar, grandes empresas fizeram demissões em massa resultando em muitas pessoas na procura por emprego.

Para quem busca recolocação no mercado, mudança de área ou até mesmo o primeiro emprego é importante entender como as empresas selecionam candidatos e como seu currículo chega às empresas.

  1. Site de empresas: se a empresa que você almeja trabalhar possui um site e se nele existem as opções de trabalhe conosco ou cadastre seu currículo é extremamente válido que você o faça. Pois quando surge uma vaga o primeiro lugar onde se é feito a busca pelo candidato são nos próprios sites das empresas;
  2. Sites de consultoria e recrutamento: quando se registra o currículo nesses sites eles passam a fazer parte de um banco de currículos. Você se coloca disponível para inúmeras oportunidades em diferentes empresas, setores e áreas de atuação;
  3. Indicação: o famoso Q.I (quem indica) em uma empresa pode ser muito válido quando se busca recolocação ao mercado. Essa indicação pode se tornar uma referência profissional. Muitas empresas tem adotado essa prática como programa de incentivo a indicações internas;
  4. Redes sociais: Muito utilizada por grandes empresas, elas vem investindo nessas plataformas como forma de marketing fazendo que os recrutadores estejam sempre alertas quanto ao perfil profissional de seus seguidores;
  5. Entregar em mãos seu currículo: Essa prática já foi muito utilizada, mas convenhamos que já está ultrapassada. Com tanta tecnologia ao nosso alcance podemos aproveita-las ao nosso favor enviando quantos currículos queremos sem nem sair de casa. O contato pessoal é importante, mas ele irá ocorrer no momento da entrevista.

 

Principais cuidados para seu currículo chegar às empresas

Independente da forma escolhida para enviar seu currículo alguns cuidados devem ser tomados para que ele se destaque na hora da pré-seleção.

Currículos bem escritos e estruturados sempre se destacam.

O currículo deve conter no máximo duas páginas, deve-se colocar suas informações básicas como nome completo, telefone, e-mail e informações sobre sua vida profissional, objetivo, formação acadêmica, idiomas e o mais importante seu histórico com suas experiências profissionais.
Quando você estiver enviando seu currículo para uma vaga especifica é importante possuir os requisitos básicos que a vaga exige.
Anexar fotos ao currículo deve ser feito apenas se for uma exigência do recrutador. Neste caso, ela deve ser 3×4, em boa resolução, priorizando sempre uma postura profissional.

Uma dica importante para quem está à procura do primeiro emprego é colocar em seu currículo suas experiências na faculdade, estágios, trabalhos voluntários, cursos, habilidades e aptidões.

A estética do currículo é algo que chama muito a atenção dos recrutadores, mas não pense que você será selecionado caso seu currículo tenha letras grandes e coloridas ou por ter um design diferenciado.
Os recrutadores optam por currículos que tenham aparência limpa com uma escrita básica facilitando o entendimento do que se procura.
Não esquecendo de sempre falar a verdade nos currículos pois ele é apenas a porta para que os entrevistadores conheçam um pouco sobre você. Todas as informações contidas no seu currículo serão averiguadas no ato da entrevista de emprego.
Agora que você já sabe como o currículo chega às empresas, que tal utilizar dessas dicas para tornar seu currículo mais visível aos recrutadores fazendo com que o sonho de se recolocar no mercado esteja cada vez mais perto.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp